Ao ensinar a verdade da Escritura,
somos responsáveis por dar o significado de um determinado versículo em questão
no contexto de toda a passagem. Isso se chama interpretação da passagem. O “obreiro”
aprovado por Deus fará isso; ele irá “manejar bem
[dividir corretamente – KJV] a
Palavra da verdade”, dando o significado da passagem em seu
contexto apropriado (2 Tm 2:15). Mas ao fazer isso, de maneira nenhuma ele
restringe o uso da passagem em suas várias aplicações. Em se tratando de
aplicação, a Palavra de Deus é “amplíssima” (Sl 119:96). Ela possui
muitas aplicações para muitas pessoas, em muitas circunstâncias. A demonstração
do significado de uma passagem não exclui as muitas aplicações para as quais ela
poderia ser utilizada. Isso é algo que o autor da pergunta evidentemente se
equivocou.
Mateus 18:18-20 tem a ver com a
assembleia local atuando em sua capacidade administrativa de ligar e desligar
ações disciplinares. A autoridade para tais ações provém do fato de que a
assembleia (que poderia ser tão pequena quanto duas ou três pessoas) foi
reunida ao nome do Senhor pelo Espírito de Deus, e o Senhor está no meio
sancionando o terreno no qual ela está reunida. O contexto não tem nada a ver
com dois Cristãos no campo missionário necessitando de conforto. Mas isso
significa que Cristãos no campo missionário não podem usar esse versículo para
conforto? É claro que podem. A Bíblia diz: “Toda a [cada – JND]
Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a
correção, para a educação na justiça” (2 Tm 3:16 – ARA). Se
alguém consegue obter conforto de Gênesis 1:1 em meio à dor em virtude de sua
mãe que está morrendo, então que o obtenha. Quem iria querer tirar isso dele?
Mas significa que Gênesis 1:1 tem a ver com conforto em circunstâncias de dor? Não,
não é o significado do versículo.
Ao ensinar a verdade de uma
determinada passagem, não queremos afastar nenhuma aplicação prática que alguém
possa ter dela. Porém, como dissemos anteriormente, interpretação e aplicação
são duas coisas diferentes. Aqueles que “manejam bem a Palavra da
verdade” irão reconhecer isso. Um exemplo disso é encontrado bem
nessa passagem (Mateus 18). O versículo 19 tem sido aplicado a uma
reunião de oração. Não é o significado do versículo, mas se dele uma pessoa
consegue obter ajuda e conforto, não iríamos tirar isso dela. O versículo na
verdade está falando da assembleia invocando a Deus para ligar no céu o que ela
ligou na Terra.
É um erro pensar que aqueles que
ensinam a interpretação apropriada de Mateus 18:20 estejam “roubando” do
versículo a sua “bendita simplicidade”. O problema é que, quando vivemos de
aplicações da Escritura sem nunca aprender o verdadeiro significado de uma
passagem, ao nos depararmos com a interpretação apropriada, soa como doutrina
estranha. Por exemplo, Mateus 11:28 diz: “Vinde a Mim, todos os que
estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei”. Esse
versículo é usado para evangelizar, e todos nós o conhecemos e desfrutamos dele
dessa maneira – e não há nada de errado nisso. Por ele entende-se que o Senhor
está chamando para Si pecadores carregados de pecado para salvação. Mas essa é
uma aplicação evangelística. A correta interpretação e ensinamento da passagem
têm a ver com o Senhor chamando, não os pecadores sobrecarregados
com o fardo de seus pecados, mas os crentes da economia mosaica que
estavam sobrecarregados tentando cumprir a lei. O fardo deles era resultado de
tentar fazer coisas certas, não de fazer coisas erradas
(pecados). Na verdade, quanto mais meticulosos eles eram, tentando fazer as
coisas certas ordenadas a eles na lei, maior tornava-se o fardo, pois não era
possível cumpri-las. O Senhor estava chamando um remanescente de crentes para
fora da nação para fazer parte de algo novo que Ele estava prestes a começar –
a Igreja (Mt 16:18). Vindo a Cristo, Ele os livraria do jugo da lei (At 15:10)
e lhes daria um outro “jugo” que era “suave”
e “leve” (Mt 11:30). Isso provavelmente soa como
doutrina estranha para muitos, nunca tendo ouvido a verdadeira interpretação da
passagem.
Encorajamos nossos irmãos mais
jovens a “seguir inteiramente” (JND) essas
questões e passagens na Palavra de Deus – especialmente as que têm a ver com a
verdade de reunião. Então cada um de nós será “um bom ministro de Cristo
Jesus” (TB) capaz de apresentar com exatidão a verdade de forma
ordenada (1 Tm 4:6).
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