Há um tipo no Velho Testamento que,
acreditamos nós, ajuda a entender esses dois aspectos. Quando Jeroboão separou
as dez tribos do centro de Deus em Jerusalém em uma triste divisão, ele
estabeleceu dois centros alternativos para que neles as tribos que se apartaram
adorassem – um em Betel e outro em Dã (1 Rs 11-12). Ele ergueu dois novos
altares nesses lugares em separação do “único altar”
em Jerusalém (Dt 12:27; 2 Cr 32:12). No entanto, é significativo que a nuvem de
glória Shekinah, que é o símbolo visível da presença do Senhor (Êx 13:21-22,
16:10, 40:34-38; Lv 16:2; Nm 11:25, 14:10), não foi repousar nos novos lugares,
mas permaneceu em Jerusalém no templo (2 Cr 5:13-14). Ela ficou lá até que o
povo fosse levado ao cativeiro muitos anos depois (Ez 8:3-4, 9:3, 10:4, 18,
11:23, 3:23). Isso indica claramente que o Senhor não reconhecia (sancionava),
com a Sua presença, esses lugares divergentes.
Alguns anos mais tarde, como o
estado dividido em Israel continuou, Amazias, o rei de Judá, contratou o
exército de Israel (as dez tribos) para ir com eles à guerra. Mas um profeta
veio até ele e disse, “Ó rei, não deixes ir contigo o exército de
Israel; porque o Senhor não é com Israel” (2 Cr 25:7). O Senhor
“não” era “com” Israel
no sentido de sancionar a sua posição dividida, e assim aquilo não seria para
bênção. Isso mostra que o passar do tempo não mudou o fato de que as dez tribos
do norte estavam em um terreno errado, por terem se separado do centro divino
em Jerusalém.
Apesar de ser esse o caso, está
claro que o Senhor amava as dez tribos que se apartaram e as ajudava – ajudou até
mesmo o iníquo rei Acabe (1 Rs 20). Ele também enviou profetas para ministrar a
eles – isto é, Elias e Eliseu. Isso mostra que, em um outro sentido, o Senhor
não tinha desistido deles. Assim, em um sentido, o Senhor não estava com
Israel, mas em outro, Ele estava. Não é uma contradição; são apenas duas coisas
diferentes.
Existem, então, duas diferentes
maneiras de olhar a presença do Senhor no Cristianismo. Em primeiro lugar, Ele
está “no meio” de todos os grupos Cristãos, como indicado
em Apocalipse 2-3, avaliando o estado das coisas como um Juiz. Ele está lá
porque Ele está com todos os Cristãos onde quer que estejam (Mt 28:20; Hb
13:5). Em segundo lugar, o Senhor também está “no meio”
daqueles a quem o Espírito de Deus reuniu em torno d’Ele conforme Mateus 18:20.
Ele está aí nesse sentido para sancionar o terreno sobre o qual foram reunidos
e para autorizar suas ações administrativas. Isso não é difícil de entender se
queremos conhecer a verdade.
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