sábado, 21 de dezembro de 2019

A Interpretação e Aplicação da Escritura


Ao ensinar a verdade da Escritura, somos responsáveis por dar o significado de um determinado versículo em questão no contexto de toda a passagem. Isso se chama interpretação da passagem. O “obreiro” aprovado por Deus fará isso; ele irá “manejar bem [dividir corretamente – KJV] a Palavra da verdade”, dando o significado da passagem em seu contexto apropriado (2 Tm 2:15). Mas ao fazer isso, de maneira nenhuma ele restringe o uso da passagem em suas várias aplicações. Em se tratando de aplicação, a Palavra de Deus é “amplíssima” (Sl 119:96). Ela possui muitas aplicações para muitas pessoas, em muitas circunstâncias. A demonstração do significado de uma passagem não exclui as muitas aplicações para as quais ela poderia ser utilizada. Isso é algo que o autor da pergunta evidentemente se equivocou.
Mateus 18:18-20 tem a ver com a assembleia local atuando em sua capacidade administrativa de ligar e desligar ações disciplinares. A autoridade para tais ações provém do fato de que a assembleia (que poderia ser tão pequena quanto duas ou três pessoas) foi reunida ao nome do Senhor pelo Espírito de Deus, e o Senhor está no meio sancionando o terreno no qual ela está reunida. O contexto não tem nada a ver com dois Cristãos no campo missionário necessitando de conforto. Mas isso significa que Cristãos no campo missionário não podem usar esse versículo para conforto? É claro que podem. A Bíblia diz: “Toda a [cada – JND] Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2 Tm 3:16 – ARA). Se alguém consegue obter conforto de Gênesis 1:1 em meio à dor em virtude de sua mãe que está morrendo, então que o obtenha. Quem iria querer tirar isso dele? Mas significa que Gênesis 1:1 tem a ver com conforto em circunstâncias de dor? Não, não é o significado do versículo.
Ao ensinar a verdade de uma determinada passagem, não queremos afastar nenhuma aplicação prática que alguém possa ter dela. Porém, como dissemos anteriormente, interpretação e aplicação são duas coisas diferentes. Aqueles que “manejam bem a Palavra da verdade” irão reconhecer isso. Um exemplo disso é encontrado bem nessa passagem (Mateus 18). O versículo 19 tem sido aplicado a uma reunião de oração. Não é o significado do versículo, mas se dele uma pessoa consegue obter ajuda e conforto, não iríamos tirar isso dela. O versículo na verdade está falando da assembleia invocando a Deus para ligar no céu o que ela ligou na Terra.
É um erro pensar que aqueles que ensinam a interpretação apropriada de Mateus 18:20 estejam “roubando” do versículo a sua “bendita simplicidade”. O problema é que, quando vivemos de aplicações da Escritura sem nunca aprender o verdadeiro significado de uma passagem, ao nos depararmos com a interpretação apropriada, soa como doutrina estranha. Por exemplo, Mateus 11:28 diz: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei”. Esse versículo é usado para evangelizar, e todos nós o conhecemos e desfrutamos dele dessa maneira – e não há nada de errado nisso. Por ele entende-se que o Senhor está chamando para Si pecadores carregados de pecado para salvação. Mas essa é uma aplicação evangelística. A correta interpretação e ensinamento da passagem têm a ver com o Senhor chamando, não os pecadores sobrecarregados com o fardo de seus pecados, mas os crentes da economia mosaica que estavam sobrecarregados tentando cumprir a lei. O fardo deles era resultado de tentar fazer coisas certas, não de fazer coisas erradas (pecados). Na verdade, quanto mais meticulosos eles eram, tentando fazer as coisas certas ordenadas a eles na lei, maior tornava-se o fardo, pois não era possível cumpri-las. O Senhor estava chamando um remanescente de crentes para fora da nação para fazer parte de algo novo que Ele estava prestes a começar – a Igreja (Mt 16:18). Vindo a Cristo, Ele os livraria do jugo da lei (At 15:10) e lhes daria um outro “jugo” que era “suave” e “leve” (Mt 11:30). Isso provavelmente soa como doutrina estranha para muitos, nunca tendo ouvido a verdadeira interpretação da passagem.
Encorajamos nossos irmãos mais jovens a “seguir inteiramente” (JND) essas questões e passagens na Palavra de Deus – especialmente as que têm a ver com a verdade de reunião. Então cada um de nós será “um bom ministro de Cristo Jesus” (TB) capaz de apresentar com exatidão a verdade de forma ordenada (1 Tm 4:6).

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário