quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Sectarismo


Uma reclamação frequentemente ouvida entre aqueles que querem um caminho mais espaçoso é, “Os irmãos são muito sectários!” Algumas dessas queixas são o resultado de declarações de pessoas zelosas ao extremo como essa que o autor da pergunta menciona, para as quais temos que humildemente “comer a oferta do pecado”. É possível ter “zelo de Deus, porém não segundo o conhecimento” (TB), o que poderia ser prejudicial ao testemunho e até mesmo fazer tropeçarem alguns (Rm 10:2; Gl 4:17-18).
No entanto, é evidente que alguns que reclamam de “sectarismo” nunca pesaram realmente o que estão dizendo. Sectarismo é zelo por uma seita, e um apego a ela. Indica uma mente limitada excessivamente zelosa que rapidamente julga e condena todos os que não são da seita. Ora, será que os irmãos realmente fazem isso? Talvez os nossos leitores tenham ouvido alguém soltar algo que tenha passado um pouco dos limites, mas que não é a declaração coletiva geral dos irmãos reunidos ao nome do Senhor. Pode parecer sectarismo para aqueles que são defensivos em relação à posição de igreja denominacional. Tal sensibilidade pode vir da interação ou da participação deles em alguma comunhão denominacional. E, como resultado, quando alguém chega perto de defender a verdade de reunião, eles veem como sectarismo. Os irmãos devem insistir zelosamente em princípios da Palavra de Deus; não é errado fazer isso. Paulo e Barnabé permaneceram firmes quando a verdade estava sendo questionada e minada. Gálatas 2:5 diz, “Aos quais nem ainda por uma hora cedemos com sujeição”.
Se parássemos para contar os zelosos fervorosos que possuem essas, por assim dizer, “visões sectárias”, provavelmente não seria mais do que um punhado de pessoas espalhadas pelo país! O mundo é cheio de personalidades estranhas e esquisitas. Quem somos nós para dizer ao Senhor que Ele não pode salvar e reunir algumas delas! Considerar os comportamentos e declarações extravagantes de algumas dessas pessoas como sendo “o credo dos irmãos” é um argumento muito fraco de se apresentar para condenar a verdade de ser reunido ao nome do Senhor.
Temos notado, ao longo dos anos, que muitos dos mesmos que reclamam do “sectarismo” entre os irmãos e sentem que têm que deixar esse terreno “por causa da consciência”, descobrimos mais tarde que eles se juntaram a uma denominação de igreja! Essas igrejas não são nada além de seitas no sentido mais amplo da palavra. Se essas pessoas estavam tão preocupadas com sectarismo, por que é que eles iriam para lá? Era de se esperar que fosse o último lugar para onde iriam. Não faz sentido, e isso mostra que eles não tiveram qualquer exercício real sobre sectarismo. Parece apenas uma desculpa para deixar a assembleia.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

RESUMO: As deficiências e falhas dos irmãos não são desculpa para anular a verdade. Se alguém zeloso ao extremo falou “imprudentemente com seus lábios” (Sl 106:33), isso não é razão para jogar fora a verdade de que Deus tem um centro de reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário