quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Comendo a Oferta pelo Pecado


Mas por que será que essas pessoas não entenderam isso bem? Será que podemos colocar toda a culpa nelas? É bem possível que exista um impedimento moral da parte delas, resultante de não quererem a verdade. Mas acreditamos que os irmãos precisam assumir uma parte da culpa também. Precisamos “comer a oferta pelo pecado” em relação a isso (Lv 6:26). O israelita que de alguma forma falhava devia trazer a Jeová uma oferta pelo pecado para ser perdoado e restaurado. Quando trouxesse, o sacerdote que a oferecia devia comer a oferta pelo pecado no lugar santo. Apesar de não ser o sacerdote quem pecou, ele ainda devia comê-la, significando assim o reconhecimento de sua parte nela. A razão é que os sacerdotes em Israel eram responsáveis por ensinar ao povo o que era necessário para seguir com o Senhor (Dt 17:8-13, 31:11-12; Ml 2:7). Se alguém falhava nisso, o sacerdote era responsável em parte e, portanto, devia comer a oferta pelo pecado.
Do mesmo modo, em uma congregação Cristã, os mais velhos são responsáveis por garantir que a geração mais nova receba a verdade. Se os irmãos mais jovens não quiserem, isso é outra coisa. Mas, é triste dizer, muitos dos comentários que estão sendo feitos em nossas reuniões de leitura da Bíblia nos últimos anos são meramente aplicações e clichês relacionados com a passagem em questão, em vez do real ensinamento (interpretação) da passagem. Isso ocorre, em parte, porque aqueles que participam dessas reuniões podem não estar sendo diligentes em aprender o verdadeiro significado da passagem; então eles recorrem por padrão a algum “belo pensamento” de que tenham gostado. O resultado é que temos uma geração inteira (ou talvez duas) que cresceu ao nosso redor sem qualquer instrução quanto à verdadeira interpretação de muitas passagens da Escritura. Talvez os mais velhos entre nós precisem assumir uma parte da culpa por isso.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

RESUMO: Dizer que Mateus 18:20 não tem nada a ver com o terreno no qual a assembleia está reunida é completamente errado; é a estrita interpretação e ensino da passagem. Mateus 18:18-20 é a primeira menção da assembleia local na Bíblia; ela é vista atuando em sua capacidade administrativa de ligar e desligar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário