sábado, 21 de dezembro de 2019

A Verdade de um Centro Divino de Reunião é uma Doutrina “Nova”?


Alguns imaginam que a verdade sobre existir um único centro de reunião divinamente reconhecido é algo que só apareceu entre os irmãos nos últimos anos, e que se trata de uma ideia nova. Mas nada poderia estar mais longe da verdade.
H. A. Ironside observa em seu livro “A Historical Sketch of the Brethren Movement[1] que, antes da divisão de Bethesda (1848), os irmãos “não hesitavam em reivindicar, em alguns casos, a posse exclusiva da mesa do Senhor”. O Sr. Ironside não aceita essa verdade, mas admite que a existência de uma única mesa do Senhor estando em uma única posição eclesiástica na Terra fazia parte do portfólio de doutrina dos santos reunidos desde o fim da década de 1830 e o início da década de 1840, o que basicamente é desde o começo do movimento quando a verdade foi recuperada inicialmente.
Em 1951, J. R. Gill escreveu: “Permita-me mencionar que 60 anos se passaram desde a primeira vez que tive o privilégio de estar à Mesa, para ali O recordar em Sua morte. Também não me esqueci de como um sentimento da preciosidade daquela ocasião invadiu meu coração. Espero que o passar do tempo tenha intensificado aquele sentimento! Naqueles dias, e antes de tudo na Inglaterra [por volta de 1891], comumente se ensinava e se acreditava que havia apenas uma Mesa do Senhor. Eu fui criado nessa atmosfera; nunca ouvi nada em contrário. Meu pai falava disso em casa, e eu ouvia isso frequentemente nas reuniões. Tornou-se um artigo de fé comigo: ‘A Mesa do Senhor’ (1 Co 10:21); não o plural (‘as Mesas do Senhor’), apenas uma”. Isso mostra que essa verdade era comumente sustentada e ensinada entre os irmãos nos anos 1800.
É triste dizer, mas tem havido um constante abandono dessa verdade, e é decorrente de os irmãos não a ensinarem nas reuniões. O Sr. Gill prosseguiu, dizendo: “Parte do declínio entre os irmãos estende-se a este assunto [o centro de reunião]. É com pesar que se sugere isso. Em muitos círculos, não é mais sustentado que existe apenas uma mesa do Senhor, apenas um centro divino na Terra. As solenes consequências que fluem dessa verdade são hoje praticamente ignoradas, e raramente discutidas. Falo dos irmãos de modo geral. Ainda assim, eu noto que mesmo em nossas próprias reuniões pouco se diz sobre esta grande verdade, tão conhecida de nossos pais. Isso pode ser devido à nossa lamentável condição, e nossa consciência dela. Contudo, não renunciamos à doutrina, e iremos afirmá-la se ela for questionada.” Se a verdade do centro de reunião já não era tão ensinada como deveria entre os irmãos em 1951, quanto mais hoje em 2010! Talvez seja por isso que alguns erroneamente têm pensado que se trata de uma nova doutrina.




[1] N. do T.: em tradução livre, “Um Esboço Histórico do Movimento dos Irmãos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário