quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

A Presença do Espírito Santo de Duas Maneiras: “Em” e “Com” Cristãos


A presença do Senhor com o Seu povo não deve ser confundida com a presença do Espírito Santo. Há também duas maneiras de o Espírito de Deus estar presente conosco: Ele habita em todo Cristão, e habita na professa casa de Deus com os Cristãos. O Senhor indicou isso pela primeira vez em João 14:17. Ele disse, [O Espírito Santo] habita convosco, e estará em vós.” Quando o Espírito de Deus veio e formou a Igreja no dia de Pentecostes, foi exatamente isso o que aconteceu – Ele “encheu toda a casa onde estavam assentados”, e “pousou uma sobre cada um deles e todos foram cheios do Espírito Santo” (At 2:2-4 – ARA). Ver também 1 Coríntios 3:16 e 1 Coríntios 6:19. Este segundo aspecto explica como um incrédulo poderia entrar no meio dos Cristãos e participar das bênçãos e privilégios exteriores que o Espírito Santo nos trouxe, sem nunca ser salvo e habitado por Ele (Hb 6:4).
O comentário a seguir é da revista “Help and Food[1]. “Esta presença [do Senhor no meio] deve ser distinguida da presença do Espírito Santo nos santos ou na assembleia como a casa de Deus de modo geral. O Espírito Santo está sempre nos santos e na assembleia de Deus como um todo incondicionalmente, qualquer que seja o princípio de reunião; e Sua presença, portanto, não sanciona a reunião em si. Isso deve ser tão claro quanto importante, pois mostra como Deus pode operar em Sua graça em meio a toda a confusão da Cristandade, sem de modo algum sancionar os princípios discordantes e sectários que predominam. A presença de Cristo no meio, por outro lado, é sanção (não, é claro, do estado da assembleia).”
Como o Espírito Santo está em Cristãos e entre os Cristãos, se eles se reunissem em um salão, o Espírito estaria ali com eles. Embora esteja presente, Ele será entristecido por causa dos princípios clericais em prática ali, que substituem a Sua direção em liderar e orientar os procedimentos. Embora possa ser bloqueado e impedido até certo ponto, Ele irá operar onde e quando puder. Assim, almas são salvas e instruídas nas Escrituras nesses lugares. Mas o fato de o Espírito de Deus estar presente nas várias organizações de igreja não tem nada a ver com o Senhor estar no meio para sancionar o terreno em que estão essas seitas criadas pelo homem.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

RESUMO: Embora as palavras “individualmente” e “coletivamente”, em conexão com a presença do Senhor, não sejam encontradas na Escritura, a verdade que elas se propõem a transmitir é. Infelizmente, alguns têm tropeçado no significado do que os irmãos têm chamado de a presença do Senhor “coletivamente”. Portanto, sugerimos a palavra “corporativamente”, para significar Sua presença no meio daqueles que Ele congregou, a fim de sancionar o terreno no qual eles estão. É completamente diferente de o Senhor estar com cada um dos crentes individualmente.





[1] N. do T.: Help and Food for the Household of Faith (em tradução livre, Ajuda e Alimento para os da Família da Fé) era uma revista semanal editada por F.W. Grant, P.J. Loizeaux, C. Crain e Samuel Ridout, em Nova York, de 1883 a 1929 em seu formato original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário