quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Separação Dentro da Casa de Deus


O autor do comentário/pergunta faz objeção à verdade da separação dentro da casa de Deus (a profissão Cristã). Ele evidentemente acredita que tal coisa não existe na Escritura, porém esqueceu de olhar algumas passagens importantes da Palavra de Deus.
A maioria dos Cristãos não tem dificuldade de ver separação quando se trata do que está fora da casa de Deus, isto é, em relação a pessoas não salvas. Mas se a separação é mencionada em relação aos que estão dentro da casa de Deus, eles se opõem veementemente. A razão para insistirem nisso é que o Novo Testamento apresenta a comunidade Cristã como uma única família feliz que anda junto em unidade. Na mente deles, não devemos andar em separação de nenhum crente verdadeiro, pois, ao fazê-lo, estamos dividindo o rebanho de Deus e promovendo o triste estado do testemunho da Igreja.
O problema nisso é não levar em conta onde estamos na história da Igreja. Não estamos nos tempos do Pentecostes, nem mesmo em tempos de grande avivamento; estamos nos “últimos dias” da história da Igreja na Terra (2 Tm 3:1). O apóstolo Paulo disse: “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência” (1 Tm 4:1). Ele também disse: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas” (2 Tm 3:1, 4:3-4). Já que tal condição de irremediável ruína caiu sobre o testemunho Cristão, separação na casa de Deus se faz necessária. Paulo também disse: “Qualquer que profere o nome de Cristo [do Senhor – JND] aparte-se da iniquidade (injustiça). Ora numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, [se alguém tiver se purificado a si mesmo desses (vasos), em se separando a si mesmo deles – JND] será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra” (2 Tm 2:19-21).
Deus certamente gostaria que todo o Seu povo andasse junto na prática como uma única família feliz. Mas Ele também nos disse que, quando o testemunho Cristão se corrompesse e a ruína entrasse, deveríamos aplicar a verdade do Novo Testamento contida nas modificações que nos foram dadas no que podemos chamar “as epístolas de ajuda”, isto é, as “segundas” epístolas em nossas Bíblias. Essas epístolas ordenam o caminho do Cristão em tempos de tal abandono. Há duas coisas que são proeminentes em cada uma delas:
  • A evidência do abandono do verdadeiro Cristianismo na doutrina ou na prática. Vários aspectos de colapso na responsabilidade Cristã são considerados em cada epístola.
  • A importância de o crente se separar da corrupção e do erro – não apenas em sua vida pessoal, mas também em questões de comunhão coletiva. 
O autor do comentário/pergunta evidentemente está lendo sua Bíblia sem consultar as “segundas” epístolas. Assim, embora seja verdade que Deus deseja que todos os membros do corpo de Cristo estejam juntos em comunhão prática (Ef 4:1-16), e como uma irreparável ruína está em todo o testemunho Cristão, as epístolas de “ajuda” indicam que devemos assumir uma posição de separação do erro e da confusão (2 Co 6:14-17; 2 Ts 3:6-15; 2 Tm 2:19-21; 2 Pe 3:17; 2 Jo 8-11). Se não tivéssemos as “segundas” epístolas em nossas Bíblias, não teríamos nenhuma autoridade para nos separar; seríamos forçados a continuar com a massa da profissão Cristã em sua confusão.
Felizmente, toda a verdade de Deus, como encontrada nas epístolas principais, ainda pode ser praticada hoje, mas apenas em um testemunho remanescente que esteja separado da confusão e do erro (isso foi tratado em detalhe no nosso primeiro volume de “Perguntas”). Apartar-se da “injustiça” (TB) e recorrer a uma posição remanescente onde “seguimos... com os que, com um coração puro, invocam o Senhor” é uma separação eclesiástica na casa de Deus (2 Tm 2:19, 22). É um aspecto de separação que desagrada imensamente, porém é algo necessário por causa da ruína. Não é uma “atitude elitista”, mas simples obediência à Palavra de Deus. Poderia muito bem haver uma “atitude elitista” entre os santos reunidos (abordaremos isso mais adiante), mas agir de acordo com a verdade bíblica de 2 Timóteo 2:19-22 não pode estar errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário