sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

A Palavra Grega para “Reunidos”: “Sunago”

Em segundo lugar, só porque as palavras “o Espírito Santo” não são mencionadas em Mateus 18, não significa que não haja nenhuma referência à obra d’Ele na passagem. Os irmãos já mencionados nos ensinaram que a obra do Espírito Santo é aludida no versículo 20 nas palavras “estiverem reunidos [são colocados juntos – JND]. A palavra “reunidos” no grego é “sunago”, e significa “conduzir juntos” (Concordância de Strong #4863) ou “trazer juntos” (Dicionário Expositivo de Vine, pág. 482; Concordância de Wigram, pág. 712). Essa palavra está na voz passiva e indica que há um poder fora dos congregados que esteve envolvido na reunião deles nesse terreno. Esse poder de reunir só poderia ser o do Espírito de Deus, que é o Reunidor divino.
Se lidássemos com as Escrituras usando a regra (sugerida pelo autor da pergunta) de que as palavras exatas precisam estar no texto antes que uma determinada verdade possa ser vista ali, teríamos que jogar fora algumas verdades fundamentais do Cristianismo. Significaria que não deveríamos crer na Trindade porque essa palavra não se encontra na Escritura. Também teríamos de jogar fora a verdade da filiação eterna de Cristo, uma vez que essa expressão também não se encontra na Escritura etc. Seria o caso de questionar o autor da pergunta onde na Escritura é dito que o Espírito Santo é “manso e humilde”, como ele diz. Não há nenhuma passagem dizendo isso.
Não seria preciso nenhuma espiritualidade de nossa parte, no que se refere ao conhecimento da verdade, se cada princípio específico da verdade fosse escrito com declarações literais na Escritura. A mente carnal deseja um código específico para que não haja necessidade de exercício nem de o estado da alma da pessoa ser abordado. Mas Deus não escreveu Sua Palavra dessa maneira; a verdade é apresentada na Escritura de tal modo que o estado de nossa alma é constantemente testado. Um grande princípio segundo o qual Ele ensina a verdade é que deve haver disposição de nossa parte em querer a verdade (Jo 7:17). Se não estivermos dispostos, vamos deixá-la escapar.
O Senhor fala disso em Mateus 13:10-17. Antes desse capítulo, Ele não usa parábolas em Seu ministério, mas fala a verdade abertamente para o povo. Porém, depois de ser rejeitado pelas pessoas comuns (cap. 11) e pelos líderes da nação (cap. 12), ele usa “parábolas” (caps. 13-25). Elas não eram, como alguns têm pensado, para ajudar as pessoas a entender a verdade, mas para ocultá-la daqueles que a rejeitaram e, ao mesmo tempo, revelar a verdade dos “mistérios do reino dos céus” para aqueles que a queriam.
Isso mostra que o Senhor muitas vezes apresenta a verdade de uma maneira que aqueles que não a querem não a enxergam. Talvez seja este o caso em Mateus 18:20 com relação ao Espírito Santo. Parece óbvio para alguns que o versículo aponta para a obra de um Reunidor divino, mas outros simplesmente não conseguem enxergar isso. Quando não queremos a conclusão a que ele leva (neste caso, de que Deus tem um centro de reunião), então não seremos capazes de enxergá-la. O problema está no coração. O Senhor ensinou que quando o “coração está endurecido [se fez pesado – TB], os “ouvidos” ouvirão “de mau grado” e os “olhos” estarão “fechados” (Mt 13:15).
Paul Wilson disse que, se não entendemos uma determinada parte da Escritura, é porque:

  • Não lemos a passagem com cuidado suficiente;
  • Trouxemos ideias preconcebidas para a Palavra e estamos tentando interpretar a Escritura a partir dessas noções;
  • Nossa vontade está agindo, e não queremos a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário