quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

CAPÍTULO 5: O Contexto e a Interpretação de Mateus 18:20


COMENTÁRIO/PERGUNTA: Mateus 18:20, conforme eu leio no próprio contexto, por exemplo do versículo 15 ao 22, se não me engano, está abordando uma situação em que duas pessoas no corpo de Cristo estão tendo uma desavença sobre um assunto, ou um ofendeu outro; trata-se da instrução do Senhor, tanto individual como coletivamente, quanto ao que fazer sobre isso! E continua até o versículo 22! A mim me parece, e estou aberto para ser corrigido, que nós pegamos o versículo 20 bem ali do meio, e fazemos uso dele (ou talvez infelizmente MAU USO) para de repente se aplicar ao partimento do pão ou à mesa do Senhor, e construímos uma doutrina inteira em torno dele! Sinceramente, não entendo o porquê. Eu realmente gostaria de ter uma resposta clara unicamente da Palavra de Deus sobre isso!
Sempre que estou discutindo essas coisas com diversas pessoas, e elas tiram um versículo do contexto para dar suporte às suas alegações, eu aponto isso. Elas tendem a dar de ombros e dizer: “Sim, mas o princípio ainda se aplica, não é?” Assim, alguns anos atrás, quando eu estava pensando nisso, eu percebi que era um meio de justificar o ato de tirar a passagem do contexto em que ela nos é apresentada, e “manusear” a Palavra de Deus para significar algo totalmente diferente.
RESPOSTA: Achamos esse comentário/pergunta um pouco curioso, pois o que essa pessoa critica é justamente o que os nossos questionadores têm feito – isto é, tirar o versículo de seu contexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário