quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

O Depósito da Verdade Dado aos Santos Reunidos


O problema com muitos de nós, que estamos reunidos ao nome do Senhor, é que não percebemos o quão ricamente fomos abençoados na posição em que estamos eclesiasticamente. Deus Se identificou historicamente com essa posição e usou aqueles ligados a ela para recuperar para Igreja muito da verdade que estava perdida por mais de 1.500 anos. Era comum os que estavam nas denominações (150 anos atrás) virem até nós para aprender a verdade; agora sentimos que precisamos ir até eles para nos alimentar! Não é um pouco embaraçoso? Isso nos faz lembrar dos filhos de Israel tendo que descer aos filisteus para amolar seus instrumentos agrícolas (1 Sm 13:19-22). Não estamos insinuando que nossos irmãos nas denominações sejam filisteus ímpios; apenas nos entristece que os santos reunidos pensem que precisam buscar a verdade indo até aqueles que deveriam estar vindo até nós em busca dela. Se é verdade que recebemos tanto, por que achamos que precisamos ir às denominações para obter a verdade?
O moço que era servo de Eliseu não sabia o que tinha do seu lado. Quando viu o exército sírio se reunindo ao redor deles, ele pensou que eles estavam certamente em menor número e não eram páreos para as forças sírias. Então Eliseu orou, “Senhor, peço-Te que lhe abras os olhos, para que veja” (2 Rs 6:17). O Senhor atendeu à oração de Eliseu e “abriu os olhos do moço, e viu” que os recursos com eles eram superiores aos dos sírios. Pensamos nisso em relação a alguns de nossos irmãos mais novos. Eles precisam que seus olhos sejam abertos para ver o que possuem por estarem associados aos santos reunidos. Não estamos insinuando que nossos companheiros irmãos nas denominações sejam semelhantes aos inimigos sírios de Israel, mas nos referimos a esse incidente em relação à necessidade de nossos olhos serem abertos.
Falando sem qualquer orgulho, perguntamos: “Onde mais poderíamos ir para obter toda a verdade de Deus que foi recuperada para a Igreja nos anos 1800 – eclesiástica, escatológica, dispensacional, etc.?” Mesmo os grupos que saíram em divisão dos santos reunidos – que geralmente têm mais luz do que as igrejas denominacionais – perderam certas partes da verdade. Novamente, não estamos tentando ser críticos; estamos tentando abrir os olhos de nossos leitores. É verdade que cada assembleia local entre os congregados ao nome do Senhor pode não ter mestres que consigam delinear essas coisas, mas, na comunhão dos irmãos como um todo, há um depósito de verdade que é incomparável. Nossa oração é que o Senhor abra os nossos olhos para ver isso. Não é algo para sentir orgulho; é algo para agradecer.
As pessoas muitas vezes respondem a isso, dizendo: “Mas ninguém sabe toda a verdade!” Sim, isso pode ser verdade quando se trata de apreensão pessoal, mas não é disso que estamos falando. Nosso ponto é que existe um depósito da verdade que foi confiado àqueles que estão reunidos ao nome do Senhor (verdades recuperadas da doutrina de Paulo, verdade profética, etc.), e esse depósito ainda está entre os santos reunidos. Se todos os que estão ligados a essa posição sabem dessas coisas já é outro assunto.
Mas isso faz surgir uma pergunta. Se as pessoas das denominações viessem a nós buscando ensino nesses vários grandes temas da Bíblia, será que conseguiríamos ensiná-las? Temos sido diligentes em aprender a verdade que é (ou era) comum entre nós? É aqui que mora o problema. Parece que muitos de nós não conseguiriam apresentar a verdade a eles, mesmo tendo sido abençoados com muito dela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário