quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Será que Eles Têm a Verdade para Dar?


Outro ponto que precisa ser considerado aqui é que dom e conhecimento são duas coisas distintas. Será que esses homens com dons nas denominações entendem a revelação Cristã da verdade para poderem nos dar dela? (Sabemos que o que temos a dizer em seguida poderia aparentar arrogância e fanatismo. Não queremos de forma alguma transmitir uma impressão errada – como se os santos reunidos fossem os únicos que tivessem a verdade –, mas a pergunta precisa ser feita.) Certamente eles têm alguma verdade, mas será que é a verdade em sua ordem correta? Se eles não sabem a verdade, eles não serão capazes de nos fornecê-la. Eles podem muito bem ter um diploma de algum seminário teológico bem conhecido, mas isso não significa necessariamente que eles conheçam a verdade. Não questionamos se esses homens têm um dom espiritual, como também não questionamos sua sinceridade e piedade pessoal.
Não temos nenhuma intenção de ofender; mas, para deixar mais claro o nosso ponto, vamos olhar, por um instante, alguns dos principais temas da Bíblia com isso em mente:
Eclesiologia (doutrina e prática da Igreja): será que poderíamos ir a uma igreja Cristã denominacional para aprender a verdade da assembleia? Será que ali conseguiriam nos ensinar como a Igreja deve se reunir para adoração e ministério, de acordo com as Escrituras? É altamente improvável. Mesmo que aqueles que pregam e ensinam nesses lugares soubessem da ordem bíblica para uma assembleia local, certamente não a ensinariam, pois condenaria a própria posição em que eles estão. Concluímos, portanto, que não obteríamos ajuda sobre a verdade da assembleia nas denominações.
Escatologia (verdade profética): será que poderíamos ir a uma igreja denominacional para aprender a verdade da profecia? Talvez haveria coisas básicas que os pregadores e os mestres com dons poderiam dar a uma pessoa. Porém, com toda a honestidade, não sabemos de um só pastor ou ministro que possua a ordem dos acontecimentos proféticos próxima à ordem bíblica. Erros – que vão desde a Rússia atacando Israel no início (ou perto do meio) da tribulação de sete anos, até quem o anticristo é, como também sobre a ordem dos juízos que cairão no final da grande tribulação, etc. – estão geralmente cobertos por uma névoa no que se refere a esses grandes fundamentos da profecia. Será que eles sabem o que é a Indignação? Ou o que é a Consumação? Ou quais são os dois ataques dos Assírios? Mesmo coisas simples, como a vinda do Senhor, muitos não têm certeza se a Igreja passará pela tribulação de sete anos, ou se será levada antes – alguns pensam que ela será arrebatada no meio! Se uma pessoa não tem clareza dessas coisas, haverá outros tópicos relacionados na profecia que também não serão entendidos. É um pouco como a montagem de um quebra-cabeça; se colocarmos uma peça fora do lugar, haverá outra que também não vai encaixar. Portanto, temos certeza de que, em termos da verdade profética, não receberíamos um ensino exato dos pastores e ministros do Cristianismo tradicional.
Soteriologia (verdade da salvação e as bênçãos associadas a ela): será que os pastores e ministros das igrejas denominacionais podem nos ensinar sobre a salvação e as bênçãos associadas a ela? Podemos dizer felizmente que eles pregam o evangelho nas igrejas evangélicas da Cristandade. Mas examinando mais atentamente as verdades específicas do Novo Testamento, conhecidas como doutrina de Paulo (2 Tm 1:13, 3:10), teríamos que dizer que há muitos pontos que não estão claros para esses pregadores e mestres. Além de não terem clareza quanto à verdadeira natureza, chamado e prática da Igreja, e quanto à verdade profética, a maioria dos pregadores denominacionais não entendem: novo nascimento, livre arbítrio, a vivificação e selo do Espírito, vida eterna, filiação, o velho homem e o novo homem, o batismo do Espírito, a diferença entre pecado e pecados, a diferença entre compra e redenção, os vários aspectos da santificação, a diferença entre perdão eterno e perdão governamental, muitas das figuras encontradas na Escritura, etc. Reconhecemos que é difícil fazer uma lista exata aqui, porque nem todos os pastores e ministros estão no mesmo nível de entendimento, e não queremos criar padrões preconcebidos.
Que fique aqui perfeitamente claro: esses homens com dons certamente podem dar ao crente respostas úteis quanto à salvação e a seguir o Senhor; porém, quando se trata dos típicos princípios da doutrina de Paulo, provavelmente não receberemos um ensino correto sobre essas coisas em uma denominação. Quanto mais entendermos os pontos e nuances distintos da doutrina de Paulo, mais claro isso ficará.
Verdade Dispensacional (verdade sobre as várias administrações do homem como mordomo (despenseiro) de Deus, particularmente a de Israel e a da Igreja): será que os pregadores e mestres das igrejas denominacionais nos ensinarão a verdade dispensacional? A maioria das igrejas hoje na Cristandade seguem uma visão pactual de interpretar as Escrituras (a visão dos reformadores do século 15, chamada de Teologia do Pacto), em vez de uma interpretação dispensacional. Uma vez que a maioria das igrejas não segue a verdade dispensacional, é evidente que elas não iriam ensiná-la em suas congregações.
Teologia (verdade sobre as três Pessoas da Divindade): Felizmente, podemos dizer que a teologia da maioria dos ministros Cristãos está correta – com a exceção, talvez, da humanidade sem pecado de Cristo. Mas devemos perguntar, “Realmente precisamos ir até eles para aprender sobre as Pessoas da Divindade?”
Vida Prática Cristã: somos gratos por a maioria dos pregadores e mestres evangélicos geralmente serem de ajuda para dar conselhos sobre uma série de assuntos práticos relacionados com a vida Cristã. O ministério deles com relação a cultivar as graças pessoais Cristãs, questões financeiras, problemas matrimoniais e familiares, etc., certamente não deve ser subestimado. Mas mesmo nisso, será que eles nos ensinarão a andar em separação do mundo em questões práticas? O que eles ensinariam a respeito de participar da política do mundo, entretenimentos, eventos esportivos, artes, música e teatro, etc.? Será que eles nos dariam conselhos sábios e piedosos sobre essas coisas?

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Deixe-nos dizer, novamente, que não estamos tentando ser ofensivos ou críticos nestas observações; é fato que muito do ensino nas igrejas denominacionais não é exato, e alguns deles são claramente contrários à verdade da Escritura. Quanto mais aprendermos a verdade, mais claro isso ficará para nós. O problema é que a maioria dos que discordam de nós não parece ter um entendimento sólido da verdade. Quando ouvem os pastores e os mestres das igrejas, eles não detectam o erro e pensam que é tudo muito bom.
Sabemos que haverá pessoas sensíveis e defensivas em relação às denominações, que dirão que estamos julgando. Como mencionado, certamente não é a nossa intenção, mas para esclarecer o nosso ponto, tivemos que fornecer aos nossos leitores algumas especificidades, e assim nos expor à possibilidade de nos acusarem de sermos críticos. Nosso ponto em tudo isso é simplesmente mostrar que não é necessário ir a uma denominação para obter a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário