quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Separação de Cristãos Verdadeiros


Simplesmente não é verdade que o Espírito de Deus não levaria um Cristão a separar-se de outro Cristão. Se um crente não se preocupa com os princípios e práticas de pecado em sua vida, a Escritura indica claramente que devemos nos separar dessa pessoa – independentemente de seu problema ser moral, doutrinário ou eclesiástico (1 Co 5:11; 2 Ts 3:14-15; 2 Tm 2:19-21; 2 Jo 10-11, etc.). Uma vez que o Espírito de Deus guia segundo os princípios da Palavra de Deus, um Cristão guiado pelo Espírito será levado a separar-se daqueles que estão conectados ao mal, porque a Palavra de Deus claramente indica isso.
Talvez se reconheça que a separação deve ser praticada em relação a indivíduos que não estejam seguindo em santidade ou que não sejam sãos na doutrina. Porém, os irmãos reunidos ao nome do Senhor têm sido acusados de se separarem de Cristãos verdadeiros, moralmente retos e sãos na doutrina. Para aqueles que fazem essa acusação, é uma prova de que nós, que estamos assim reunidos, não amamos outros Cristãos, e que a nossa posição de separação eclesiástica é anticristã.
Acreditamos que pode haver um equívoco aqui. Em primeiro lugar, que fique muitíssimo claro: ninguém entre os santos reunidos deseja se separar de crentes verdadeiros, porém a obediência ao Senhor e à Sua Palavra deve ter prioridade sobre a comunhão com outros crentes em suas igrejas sem base bíblica. O princípio é simples: somos chamados a nos separar da desordem na casa. Se crentes verdadeiros estão satisfeitos em continuar em comunhão com o erro e a confusão lá, não temos escolha a não ser nos separar deles também. Isso é algo doloroso de se fazer porque amamos todos os nossos irmãos, mas é um verdadeiro teste de nossa disposição de agir de acordo com os princípios da Escritura. Realmente damos prova do nosso amor pelos nossos irmãos espalhados nas várias denominações por meio da nossa obediência a Deus. 1 João 5:2 diz, “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os Seus mandamentos”. O melhor que podemos fazer por nossos irmãos em Cristo é continuar em obediência a Deus. Juntar-se a eles no que claramente não tem base bíblica não irá ajudá-los. Assim, obedecer à Escritura e apartar-se do erro eclesiástico e da confusão na casa de Deus não é uma prova da falta de amor pelo povo de Deus, mas uma prova de nosso amor genuíno por ele.
Em segundo lugar, os santos reunidos ao nome do Senhor se reúnem em separação do erro na casa, mas se Cristãos piedosos quiserem se juntar a nós, nós os receberemos com prazer. Não nos separamos de tais pessoas. O problema é que muitos desses Cristãos não estão interessados em se juntar a nós em comunhão à mesa do Senhor. Eles estão bem felizes em permanecer em suas denominações sem base bíblica. Isso significa que devemos abandonar a posição de reunidos ao nome do Senhor para estar com eles em suas igrejas sem base bíblica? Parece ser isso o que o autor do comentário/pergunta gostaria que fizéssemos.
Além disso, não nos separamos de Cristãos piedosos numa base individual. Tem sido dito que nós, estando reunidos ao nome do Senhor, queremos tocar o maior número possível de Cristãos na comunidade – sem comprometer princípios, é claro. Depois, se o Senhor despertar em alguns um exercício quanto à verdade de reunião, como eles sabem quem somos e o que defendemos, eles buscarão nosso conselho e ajuda na verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário