quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

O Senhor Não Era Com as Dez Tribos do Norte


Há um tipo no Velho Testamento que, acreditamos nós, ajuda a entender esses dois aspectos. Quando Jeroboão separou as dez tribos do centro de Deus em Jerusalém em uma triste divisão, ele estabeleceu dois centros alternativos para que neles as tribos que se apartaram adorassem – um em Betel e outro em Dã (1 Rs 11-12). Ele ergueu dois novos altares nesses lugares em separação do “único altar” em Jerusalém (Dt 12:27; 2 Cr 32:12). No entanto, é significativo que a nuvem de glória Shekinah, que é o símbolo visível da presença do Senhor (Êx 13:21-22, 16:10, 40:34-38; Lv 16:2; Nm 11:25, 14:10), não foi repousar nos novos lugares, mas permaneceu em Jerusalém no templo (2 Cr 5:13-14). Ela ficou lá até que o povo fosse levado ao cativeiro muitos anos depois (Ez 8:3-4, 9:3, 10:4, 18, 11:23, 3:23). Isso indica claramente que o Senhor não reconhecia (sancionava), com a Sua presença, esses lugares divergentes.
Alguns anos mais tarde, como o estado dividido em Israel continuou, Amazias, o rei de Judá, contratou o exército de Israel (as dez tribos) para ir com eles à guerra. Mas um profeta veio até ele e disse, “Ó rei, não deixes ir contigo o exército de Israel; porque o Senhor não é com Israel” (2 Cr 25:7). O Senhor “não” era “com” Israel no sentido de sancionar a sua posição dividida, e assim aquilo não seria para bênção. Isso mostra que o passar do tempo não mudou o fato de que as dez tribos do norte estavam em um terreno errado, por terem se separado do centro divino em Jerusalém.
Apesar de ser esse o caso, está claro que o Senhor amava as dez tribos que se apartaram e as ajudava – ajudou até mesmo o iníquo rei Acabe (1 Rs 20). Ele também enviou profetas para ministrar a eles – isto é, Elias e Eliseu. Isso mostra que, em um outro sentido, o Senhor não tinha desistido deles. Assim, em um sentido, o Senhor não estava com Israel, mas em outro, Ele estava. Não é uma contradição; são apenas duas coisas diferentes.
Existem, então, duas diferentes maneiras de olhar a presença do Senhor no Cristianismo. Em primeiro lugar, Ele está “no meio” de todos os grupos Cristãos, como indicado em Apocalipse 2-3, avaliando o estado das coisas como um Juiz. Ele está lá porque Ele está com todos os Cristãos onde quer que estejam (Mt 28:20; Hb 13:5). Em segundo lugar, o Senhor também está “no meio” daqueles a quem o Espírito de Deus reuniu em torno d’Ele conforme Mateus 18:20. Ele está aí nesse sentido para sancionar o terreno sobre o qual foram reunidos e para autorizar suas ações administrativas. Isso não é difícil de entender se queremos conhecer a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário