quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Jerusalém: Uma Figura do Único Centro de Reunião no Cristianismo


O Senhor disse aos filhos de Israel que Ele havia escolhido um lugar na terra de Canaã, onde Ele queria que eles trouxessem suas ofertas e adoração (Dt 12). Ele marcou o lugar para o rei Davi fazendo descer fogo do céu no local (1 Cr 21:22-22:1). O lugar era Jerusalém (2 Cr 3:1, 6:6).
Não podemos pensar que o centro divino de reunião no Velho Testamento não tenha um correspondente no Novo Testamento; é um tipo do centro espiritual de reunião no Cristianismo. As Escrituras que já olhamos no Novo Testamento confirmam a veracidade dessa figura digna de nota. É significativo que as características que marcaram o lugar designado por Deus no Velho Testamento sejam as mesmas, em princípio, do lugar designado pelo Senhor no Cristianismo. Algumas dessas características correspondentes são:
  • Jerusalém era o lugar que o Senhor tinha “escolhido” para Israel se reunir – não foi o povo que o escolheu (Dt 12:5, 2 Cr 6:6). Do mesmo modo, o terreno que o Senhor escolheu no Cristianismo, para os Cristãos se reunirem, não é onde quer que eles escolham se reunir, mas “onde” Ele escolheu reuni-los (Mt 18:20, Lc 22:7-10).
  • Jerusalém era o lugar onde o Senhor colocou o Seu “nome” (Dt 12:5, 11). Do mesmo modo, o Senhor estabeleceu o Seu nome como o centro de reunião hoje – “onde estiverem dois ou três reunidos em [são colocados juntos ao – JND] Meu nome” (Mt 18:20).
  • Jerusalém era o lugar onde a presença do Senhor seria conhecida – “Sua habitação” (Dt 12:5). Do mesmo modo, o Senhor está “no meio” dos Cristãos que Ele reuniu pelo Espírito (Mt 18:20).
  • Jerusalém era o lugar onde os israelitas deviam oferecer seus sacrifícios a Deus e em nenhum outro lugar (Dt 12:6, 11-14; Lv 17:1-9). Do mesmo modo, os Cristãos devem reunir-se para adorar no lugar de escolha do Senhor (Mt 28:16-17).
  • Jerusalém era o lugar onde os israelitas deviam ter feliz comunhão com seus irmãos (Dt 12:7, 12, 18, 14:26). Do mesmo modo, o centro de reunião hoje é um lugar para “comunhão” (1 Co 10:16-17; At 2:42).
  • Jerusalém era o lugar onde Israel realizava suas festas anuais (Dt 16:2, 6, 11, 15-16). Do mesmo modo, todas as reuniões de assembleia devem ser realizadas no mesmo terreno de reunião (1 Co 5:4).
  • Jerusalém era o lugar onde as decisões administrativas de ligar eram tomadas (Dt 17:8-13). Do mesmo modo, aqueles no centro de reunião no Cristianismo têm autoridade para agir em nome do Senhor ao tomarem decisões de ligar  (Mt 18:18-20; 1 Co 5:4).
  • Jerusalém era o lugar onde os israelitas traziam seus dízimos. Estes eram presentes materiais para o Senhor (Dt 26). Do mesmo modo, as “coletas” dos santos devem ser feitas no primeiro dia da semana e incluídas na adoração oferecida ao Senhor (1 Co 16:1-2; Hb 13:15-16).
  • Jerusalém era o lugar onde Israel devia se reunir para ouvir e aprender a verdade da Palavra de Deus (Dt 31:11-13). Do mesmo modo, o Senhor queria que os crentes estivessem juntos para aprender “a doutrina dos apóstolos” no lugar de Sua designação (At 2:42; 1 Tm 4:13).
  • Jerusalém era o lugar onde oração era feita (1 Rs 8:28-29). Do mesmo modo, no Cristianismo devemos ter reuniões de oração no lugar de Sua designação (At 2:42, 4:23-31).
Essa clara correlação com o lugar do Velho Testamento é evidente demais para negar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário