quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Duas Maneiras de o Senhor Estar Com Seu Povo: “Individualmente” e “Coletivamente”


Quanto à pergunta sobre a presença do Senhor com Seu povo, a Escritura fala dela de duas maneiras diferentes. Os irmãos têm usado dois termos – que não são encontrados na Escritura, mas que são bíblicos – para distinguir essas duas maneiras. Existe a presença do Senhor “individualmente” e a presença do Senhor “coletivamente”.
Em primeiro lugar, a presença do Senhor está com cada um de Seus redimidos, como indivíduos. Talvez pudéssemos chamar isso de “pessoalmente”. Ele está com os crentes, nesse sentido, para ajudá-los, protegê-los e confortá-los, e para comunhão com eles. O Senhor disse: “E eis que Eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos” (Mt 28:20). Ele também disse: “Não te deixarei, nem te desampararei” (Hb 13:5). Mesmo não sentindo, ainda assim Ele está ali conosco. Por exemplo, Lucas disse: “o mesmo Jesus Se aproximou, e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que O não conhecessem” (Lc 24:15-16). Simplesmente não se pode negar que onde quer que o povo do Senhor vá, Ele está lá com eles. “Para onde me irei do Teu Espírito, ou para onde fugirei da Tua face? Se subir ao céu, Tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que Tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar. Até ali a Tua mão me guiará e a Tua destra me susterá.” (Sl 139:7-10)
Como o Senhor está com cada um de nós onde quer que vamos como crentes, se um grupo de crentes se reunisse em algum lugar para algum propósito (religioso ou secular), o Senhor estaria lá também. Embora possa haver um grupo de Cristãos reunidos em tal situação, não é isso o que se quer dizer quando os irmãos falam da presença do Senhor com Seu povo “coletivamente”, como em Mateus 18:20 e 1 Coríntios 5:4.
A segunda maneira como a Escritura fala da presença do Senhor com Seu povo é no sentido de o sancionar, autorizar ou aprovar de alguma forma. Este é o sentido em que se fala da Sua presença em Mateus 18:20 e 1 Coríntios 5:4. Ele está ali no meio para sancionar o terreno no qual Ele reuniu os Cristãos, e assim autorizar suas ações administrativas de ligar e desligar.
A presença do Senhor “no meio”, como em Mateus 18:20, simplesmente não pode ser dita de todos os grupos Cristãos. Ele não sanciona, com a Sua presença, o terreno em que cada grupo Cristão se reúne para adoração e ministério. Se fizesse isso, Ele estaria sancionando o estado dividido do testemunho Cristão, pois esses grupos se reúnem separadamente uns dos outros. O Senhor seria, então, responsável pelas tristes divisões no testemunho público da Igreja! Isso, é claro, é algo que Ele não faria, pois negaria o fato de que há um centro de reunião. Seria uma negação prática daquilo pelo que o Próprio Senhor orou em relação aos crentes na Terra – que todos fôssemos “um” no pensamento, objetivo e propósito (Jo 17:11), e no testemunho (Jo 17:20-21). O Novo Testamento está repleto de textos que nos dizem que Deus deseja que os Cristãos andem juntos sem divisões.
Além do mais, se o Senhor estiver “no meio” das denominações da Cristandade nesse sentido, então Ele está consentindo e autorizando a ordem sem base bíblica em que elas funcionam. Estamos nos referindo à ordem clerical que pode ser encontrada em quase todo lugar onde os Cristãos se reúnem – a nomeação de um clérigo (assim chamado pastor ou ministro) para liderar as reuniões em adoração e ministério. J. N. Darby disse que isso é “dispensacionalmente um pecado contra o Espírito Santo”, porque na prática nega a autoridade de Cristo e a direção do Espírito Santo. Também interfere no verdadeiro sacerdócio dos crentes e no livre exercício de dons no ministério durante as reuniões (1 Co 12-14). Além disso, esses lugares possuem orquestras, corais, etc., que foram emprestados do arraial do judaísmo, do qual nos é dito para sair (Hb 13:13). Há também muitas outras coisas sem base bíblica conectadas à ordem eclesiológica nesses lugares.
Sendo esse o caso, como seria possível o Senhor sancionar uma ordem de coisas que é claramente contrária à Sua Palavra? O Sr. Potter disse, “Suponha que o Senhor agora tenha concedido a Sua presença às diferentes denominações, o que Ele estaria fazendo? Ele estaria sancionando o que é contrário a Ele. Ele não pode fazer isso.” O Sr. Potter também disse, “Você não está querendo insinuar que o Senhor não está no meio de quaisquer outros no mesmo sentido? Sem dúvida alguma, Ele não está.” O Sr. Darby disse que se o Senhor estivesse no meio das várias comunidades Cristãs segundo Mateus 18:20, então “seria pecado eu não ir lá”.
Além disso, como poderia o Senhor estar no meio dos irmãos reunidos ao Seu nome no terreno bíblico sancionando essa posição e, ao mesmo tempo, estar no meio das denominações sancionando aquelas posições? O terreno que os irmãos reunidos ao nome do Senhor assumem em separação das igrejas é o de um “protesto prático” (W. Potter) contra a falta de base bíblica da ordem denominacional. Se o Senhor estivesse no meio de ambas, sancionando ambas, então Ele estaria assumindo uma posição contrária a Si mesmo! Isso mostra como que não entender bem Mateus 18:20 pode levar à confusão.
Mateus 18:20 tem a ver com a assembleia atuando em sua capacidade administrativa de ligar e desligar ações disciplinares. A autoridade da assembleia para tais ações vem do próprio Senhor, que está ali no meio sancionando o próprio terreno em que a assembleia está eclesiologicamente (não significa que a presença do Senhor no meio sanciona o estado deles – que pode ser extremamente fraco – mas o terreno em que eles se reúnem). Talvez uma palavra melhor para indicar esse aspecto coletivo da presença do Senhor seja “corporativo”. Ele está ali “no meio” corporativamente. “Corporativo” vem do latim “corporatum”, e refere-se a pessoas se constituindo em um corpo legislativo para algum propósito específico. No caso, é para adoração, ministério e a autorização de decisões administrativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário