quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

O Estado Moral dos Santos Reunidos ao Nome do Senhor


Como uma segunda prova de que não existe separação eclesiástica na casa de Deus, o autor da pergunta afirma que, se fosse realmente verdadeira a doutrina de ser reunido pelo Espírito ao nome do Senhor, então aqueles que estão assim reunidos iriam “imitar” os traços morais de Cristo. O raciocínio apresentado é que o Espírito de Deus é “o Espírito de Cristo” (Rm 8:9), e se Ele estiver trabalhando com os crentes, Ele certamente deixará neles a marca de Cristo moralmente. Como aqueles que creem em estar reunido ao nome do Senhor não exibem essas graças morais de Cristo (para a aprovação deles), mas, antes, manifestam uma “atitude elitista”, está provado que não existe algo como estar reunido ao nome do Senhor, como os irmãos ensinam.
O erro aqui está em fazer do estado moral dos reunidos ao nome do Senhor o critério para julgar se o terreno em que eles estão eclesiasticamente é certo ou errado. É possível estar em uma posição correta eclesiasticamente, porém em uma condição errada espiritualmente. Não pretendemos justificar o fraco estado entre os santos reunidos, mas ele não prova que o terreno em que foram reunidos está errado.
Desde 1910, as pessoas têm tido essa ideia errônea. Um caso que ilustra isso aconteceu quando os irmãos da Europa continental enviaram cinco homens para se informar em Tunbridge Wells sobre a triste divisão que tinha ocorrido lá em 1909. Eles cuidadosamente entrevistaram ambos os lados e chegaram à conclusão de que os do partido de Lowe, por terem falado com eles mais graciosamente, deviam ser os certos. Ao retornar para o continente, eles incentivaram os irmãos da França, Alemanha, Suíça, Holanda, etc., a ficarem do lado da turma de Lowe. A motivação e a intenção deles estavam corretas, mas o princípio usado para julgar a situação estava errado, e consequentemente eles se enganaram.
Pode muito bem haver, entre os santos reunidos, aqueles que têm uma atitude orgulhosa, do tipo “mais santa do que tu” (Is 65:5), “elitista”. Talvez alguns se gloriem de estar em um lugar favorecido eclesiasticamente e olhem de modo depreciativo para aqueles que não estão reunidos da mesma forma. Isso é triste, mas não muda a verdade de que Deus tem um centro de reunião. Significa simplesmente que alguns que estão associados a esse testemunho estão em um pobre estado. Podemos ter certeza de que o Senhor agirá para tirar o orgulho daqueles que se gloriam dessa maneira, pois isso não está em harmonia com um testemunho remanescente (Sf 3:11-12). Se os santos reunidos são um testemunho, eles são testemunho do fato de que a Igreja falhou em sua responsabilidade. Aqueles que estão ligados a um tal testemunho remanescente hoje devem ser marcados pela humildade. Pode ser uma das razões pelas quais há divisões e separações entre os reunidos ao nome do Senhor. Mas não nega o fato de que Deus tem um centro de reunião na Terra.
Os santos reunidos têm sido extremamente pacientes com aqueles que têm atacado o terreno de reunião. Não é esta “a paciência de Cristo”? (2 Ts 3:5; Ap 1:9) Eles também têm manifestado “a mansidão e benignidade de Cristo” (2 Co 10:1) para com os que têm essas ideias errôneas, na tentativa de corrigi-los. O autor da pergunta acusa os santos reunidos de não ter o espírito de Cristo, mas será que seus comentários foram feitos nesse espírito? Eles parecem acusações que beiram a maledicência, que é uma completa desordem moral (1 Co 5:11). A última observação que essa pessoa faz é um exemplo. Ele (ou ela) insinua que os santos reunidos estão no nível dos cultos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário