quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Duas Maneiras de o Senhor Estar “no Meio”


Sendo assim, a presença do Senhor no meio de Seu povo é vista na Escritura de duas diferentes maneiras. Em primeiro lugar, Ele anda entre “os sete castiçais de ouro” e, portanto, está “no meio” da profissão Cristã como um todo (Ap 1:12-13, 2:1). Neste sentido, Ele está com todos os grupos Cristãos. Ele está no meio deles avaliando o estado das coisas como um Juiz.
Logo, se alguém nos perguntasse se acreditamos que o Senhor está no meio dos vários grupos Cristãos da Cristandade, ou que Ele está apenas no meio de um, teríamos de dizer que depende de qual aspecto se trata. Se for no aspecto apresentado em Apocalipse 2-3, diríamos que Ele está no meio de todos esses grupos Cristãos, porque todos eles fazem parte da profissão pública do Cristianismo. Porém, se for no sentido de Mateus 18:20, diríamos que Ele não está.
Para resumir nossas observações a respeito dos dois aspectos da presença do Senhor, poderíamos dizer que, uma vez que o Senhor está com os Cristãos individual ou pessoalmente, se um grupo de Cristãos se juntasse em um salão, então Ele estaria ali com eles também. Mas Ele não estaria no meio deles no sentido de Mateus 18:20. Alguns, no entanto, têm dificuldade com isso. Eles dizem: “como pode Ele estar ali no meio, e ainda assim não estar ali no meio?” Eles concluem que isso é pura falta de bom senso. Porém, a resposta simples é que a Escritura fala da presença do Senhor de duas maneiras diferentes. E, como Cristãos que discernem, devemos “aprovar as coisas que são excelentes [que diferem – KJV margem] (Fp 1:10).
Paulo fala desse outro sentido no qual o Senhor está “com” o Seu povo perto do fim de sua epístola aos Tessalonicenses. Ele lhes disse, “O Senhor seja com todos vós” (2 Ts 3:16). Por que ele diria isso quando sabia que o Senhor estava sempre com Seu povo? Obviamente, ele estava falando em um sentido diferente. Ele estava se referindo ao Senhor dando o Seu apoio e aprovação ao testemunho e serviço deles naquela região. De modo semelhante, podemos orar para que o Senhor seja com um irmão em sua pregação. A intenção é que o Senhor Se identifique com o irmão na pregação dele, e assim a abençoe. Compare com 1 Crônicas 15:2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário