Sendo assim, a presença do Senhor
no meio de Seu povo é vista na Escritura de duas diferentes maneiras. Em
primeiro lugar, Ele anda entre “os sete castiçais de ouro” e,
portanto, está “no meio” da profissão Cristã como
um todo (Ap 1:12-13, 2:1). Neste sentido, Ele está com todos os grupos
Cristãos. Ele está no meio deles avaliando o estado das coisas como um Juiz.
Logo, se alguém nos perguntasse se
acreditamos que o Senhor está no meio dos vários grupos Cristãos da
Cristandade, ou que Ele está apenas no meio de um, teríamos de dizer que
depende de qual aspecto se trata. Se for no aspecto apresentado em Apocalipse
2-3, diríamos que Ele está no meio de todos esses grupos
Cristãos, porque todos eles fazem parte da profissão pública do Cristianismo.
Porém, se for no sentido de Mateus 18:20, diríamos que Ele não está.
Para resumir nossas observações a
respeito dos dois aspectos da presença do Senhor, poderíamos dizer que, uma vez
que o Senhor está com os Cristãos individual ou pessoalmente, se um grupo de
Cristãos se juntasse em um salão, então Ele estaria ali com eles também. Mas
Ele não estaria no meio deles no sentido de Mateus 18:20.
Alguns, no entanto, têm dificuldade com isso. Eles dizem: “como pode Ele estar ali
no meio, e ainda assim não estar ali no meio?” Eles concluem que isso é pura falta
de bom senso. Porém, a resposta simples é que a Escritura fala da presença do
Senhor de duas maneiras diferentes. E, como Cristãos que discernem, devemos “aprovar
as coisas que são excelentes [que diferem – KJV margem]”
(Fp 1:10).
Paulo fala desse outro sentido no
qual o Senhor está “com” o Seu povo perto do fim
de sua epístola aos Tessalonicenses. Ele lhes disse, “O
Senhor seja com todos vós” (2 Ts 3:16). Por que ele diria isso
quando sabia que o Senhor estava sempre com Seu povo? Obviamente, ele estava
falando em um sentido diferente. Ele estava se referindo ao Senhor dando o Seu
apoio e aprovação ao testemunho e serviço deles naquela região. De modo
semelhante, podemos orar para que o Senhor seja com um irmão em
sua pregação. A intenção é que o Senhor Se identifique com o irmão na pregação
dele, e assim a abençoe. Compare com 1 Crônicas 15:2.
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