quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Devemos Desobedecer à Verdade para Obter a Verdade?


Deus deu “dons” à Igreja para o aperfeiçoamento dos santos com o propósito de eles defenderem a verdade andando nela e ajudando outros a entendê-la (Ef 4:11-14). Não há dúvida de que hoje a maioria desses dons no corpo de Cristo estão nas diversas comunidades denominacionais da Cristandade. A questão é, será que aqueles, nas igrejas, que têm dom para ensinar e pregar podem nos fornecer alimento espiritual, e será que devemos ir lá para sermos alimentados por eles?
Em primeiro lugar, se o Senhor nos levou a separar-nos da confusão e do erro eclesiástico na “grande casa” (2 Tm 2:19-21), certamente Ele não iria virar e mandar que voltássemos para ela em busca de comunhão e alimento espiritual. É evidente, portanto, que aqueles que saíram para uma posição remanescente na casa de Deus, sendo reunidos ao nome do Senhor (2 Tm 2:22), devem permanecer no lugar para o qual Ele os chamou. Se o Senhor nos chamou para essa posição de separação, Ele irá nos sustentar ali. O conselho que Boaz deu a Rute foi: “Não ouves, filha minha? Não vás colher a outro campo, nem tampouco passes daqui; porém aqui te ajuntarás com as minhas moças” (Rt 2:8). Esse é um bom conselho para nós. Simplesmente o Senhor não nos mandaria entrar na mesma coisa da qual Ele nos chamou para sair. Certamente não achamos que devemos renunciar a um princípio da verdade para obter verdade. Paulo disse que se ele retornasse para aquilo de que Deus o tinha chamado para sair, isso o tornaria um “transgressor” (Gl 2:18).
O inimigo de nossa alma quer nos comprometer de alguma forma, assim como Sambalate e Gesém tentaram fazer com Neemias, mandando dizer-lhe: “Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono” (Ne 6:2). Neemias respondeu, “Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer” (Ne 6:3). Precisamos perceber que defender a verdade de reunião, andando nela e a ensinando, é uma “grande obra” que podemos fazer para o Senhor. Assim como Neemias e aqueles que estavam com ele construíram o muro do centro divino nos tempos do Velho Testamento (Jerusalém), podemos estar empenhados em defender a verdade do centro de reunião de Deus no Cristianismo. Se alguém tentar nos afastar dele, precisamos responder da mesma maneira que Neemias. Pode não parecer bem uma obra para Deus, mas é verdadeiramente algo que Ele valoriza. O Senhor elogiou Filadélfia por seu esforço para manter o testemunho que Ele tinha “aberto” para eles. Que estejamos animados a continuar nesta obra.
O inimigo não desistirá em sua tentativa de nos fazer comprometer nossa posição – assim como Sambalate e Gesém, que enviaram a Neemias “o mesmo pedido quatro vezes” (TB) e depois uma “quinta vez” (Ne 6:4-5). É triste que alguns de nossos irmãos mais novos não vejam valor na verdade de reunião, nem parece que eles estejam estabelecidos nos princípios da Escritura para serem capazes de resistir às investidas do inimigo. E assim eles acabam sendo atraídos para as igrejas denominacionais.
Não estamos dizendo que os mestres e pregadores com dons nas igrejas não poderiam dar alimento espiritual a uma pessoa, mas tão somente que não iríamos querer violar nossa consciência e sair da posição à qual o Senhor nos conduziu. Uma outra ilustração do Velho Testamento enfatiza esse ponto. No deserto, Moisés separou a tenda, levando-a para um lugar “fora do arraial” por causa da corrupção no arraial (Êx 33:7). Então, algum tempo depois, ele “ajuntou setenta homens dos anciãos do povo e os pôs ao redor da tenda” (ARF). Mas Josué notou que dois dos homens não saíram do acampamento – Eldade e Medade. Eles continuavam a profetizar lá, e as pessoas no arraial ouviam (Nm 11:24-26). Era o lugar certo para aqueles dois homens estarem, uma vez que eles haviam sido chamados para fora do arraial? Significava que Josué e os outros deveriam voltar para dentro do arraial porque aqueles dois estavam lá? Talvez, se Josué e os outros entrassem no arraial e ouvissem Eldade e Medade, o ministério destes pudesse ser de algum auxílio. Porém, um chamado maior tinha prioridade sobre eles.
Josué queria que Moisés proibisse os homens de profetizar no arraial, mas Moisés disse: Tens tu ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do SENHOR fosse profeta, e que o SENHOR pusesse o Seu Espírito sobre ele!” (Nm 11:27-29 – ARF) Do mesmo modo, deixamos que cada um dos homens que têm dom nas denominações ministre onde eles acham que devem. A Escritura diz: “subverter um homem em sua causa, isso o Senhor não aprova” (Lm 3:36 – KJV). Mas não significa que devemos nos juntar a eles já que fomos chamados a separar-nos para um lugar onde somos reunidos ao nome do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário